Filmes

Documentário sobre Museu da Pessoa é selecionado para a 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

‘Pessoas – Contar para Viver’ é fruto de uma antologia audiovisual e poética que garimpou histórias de vida entre as mais de 18 mil abrigadas no museu

  Redação    terça-feira, 22 de outubro de 2019

O documentário Pessoas – Contar para Viver foi selecionado para a prestigiada Mostra Brasil da 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. No filme, os documentaristas Marcelo Machado, Marco Del Fiol, Pedro Cezar, Tatiane Tofolli e Viviane Ferreira mergulharam no acervo do Museu da Pessoa, propondo releituras e recortes autorais a partir das histórias de vida de brasileiros e brasileiras que passaram pelo museu.

A obra é fruto de um minucioso trabalho de antologia audiovisual e poética envolvendo a escolha de histórias entre as mais de 18 mil abrigadas no acervo deste pioneiro museu brasileiro.

Dentre as histórias selecionadas estão de Amir Klink, que cruzou o Atlântico de canoa; Sinair, garimpeiro desde os 11 anos; Tula Pilar, empregada doméstica que realizou o sonho de se tornar poetiza; e Kaká Werá, que se descobriu indígena quando entrou para a escola. “O filme é um mergulho em emocionantes histórias de vida que constroem o dia-a-dia do nosso país e merecem ser eternizadas e compartilhadas”, comenta a Diretora Executiva do Museu da Pessoa, Sonia London.

Locais e horários de exibição

  • 23/10, 21:40 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 3
  • 24/10, 14:00 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 4
  • 27/10, 14:00 – Cinesala

Sobre o Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa é um museu digital e colaborativo fundado em São Paulo em 1991, com o objetivo de registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão. Com um acervo de mais de 18 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados, o Museu da Pessoa é um importante acervo do patrimônio imaterial cultural e histórico do Brasil, protegendo as expressões culturais da sociedade brasileira através de histórias de vida.

Com o patrocínio do BNDES, o Museu da Pessoa deu início ao seu projeto de expansão, que visa a ampliação de acesso, conservação de acervo e disseminação da sua metodologia, e prevê o lançamento do seu novo posicionamento e plataforma digital pro início de 2020. Enquanto isso, as pessoas ainda podem acessar seu o acervo em www.museudapessoa.net


Redação

Redação

“Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida”. – Confúcio. Foi com esse pensamento que os fundadores do Nerd Site escolheram trabalhar com o que já era uma paixão: o mundo do entretenimento nerd e geek.

Comentários

Relacionados