Curiosidades

Por que Harrison Ford gosta tanto de apontar o dedo?

Você já reparou como Harrison Ford está sempre a apontar o dedo furiosamente em seus filmes?

  Redação    segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Harrison Ford apontando o dedo

Você já reparou como Harrison Ford está sempre a apontar o dedo furiosamente em seus filmes? Mas por quê?

Estrela de filmes como ‘Star Wars’ e ‘Indiana Jones’, Ford é um dos atores que mais tem filme com grandes bilheterias em seu currículo. A lenda do cinema de 77 anos já apareceu em mais de 50 filmes, e, entre a maioria deles, Ford pratica regulamente seu gesto de apontar o dedo indicador de forma furiosa.

Na internet essa ação até ganhou nome: ‘Harrison Ford Finger of Doom’ (algo como ‘Harrison Ford Dedo da Condenação’).

Mas esse ‘trejeito’ não é só de Ford, já que muitos atores tem jeitos de atuar. Um exemplo é o ator Keanu Reeves que sempre solta um ‘Whoa’, ou Sean Bean, que morre na maioria de seus filmes.

No entanto, o apontar de Harrison Ford é bastante distinto e o ator vem fazendo isso ao longo de sua carreira. Entre os filmes em que Ford pode ser visto apontando o dedo indicador estão ‘Uma Nova Esperança’, ‘O Império Contra Ataca’, ‘Indiana Jones e Última Cruzada’, ‘A Testemunha’, ‘A Costa do Mosquito’, ‘Decisões Extremas’ , ‘Força Aérea Um’ e ‘Perigo Real e Imediato’. Ford chegou a fazê-lo, entre muitos outros gestos, em um de seus primeiros papéis em ‘Loucuras de Verão’, em 1973.

Harrison Ford em cenas em que aponta o dedo

Mas por que Ford gosta tanto de apontar o dedo?

Na maioria das vezes, Harrison gosta de apontar o dedo quando seu personagem está com raiva. Como visto em Perigo Real e Imediato, quando o furioso Jack Ryan está dizendo ao vice-diretor da CIA, Bob Ritter (Henry Czerny), que ele vai expor seus negócios sujos. Ford agressivamente aponta o dedo para enfatizar que aquilo significa negócios. Em ‘O Império Contra Ataca’, Han Solo apertou os lábios e apontou no ar para exigir silêncio e Indiana Jones liberalmente aponta para seu pai, Dr. Henry Jones, Sr. (Sean Connery), enquanto eles discutem em ‘A Última Cruzada’ . No entanto, o Dedo da Condenação de Ford não aparece apenas quando seu personagem está chateado; em uma cena inicial em Decisões Extremas, quando o Dr. Richard Kimble está conversando com sua esposa Helen (Sela Ward), Ford ainda aponta para ela, embora afetuosamente e de uma maneira não ameaçadora.

Fora esses exemplos, os porquês por trás de ‘Finger of Doom’, Ford é extremamente reticente e ele nunca ofereceu uma explicação para sua técnica de atuação única. Mas ele certamente está ciente de que faz isso; quando Ford foi convidado do programa de Conan O’Brien em 2013, o apresentador do talk show divertiu o ator com uma compilação de vídeo em que Ford aparecia com o dedo apontado em seus filmes. Depois de vê-lo, Ford deu uma risada calorosa, mas não ofereceu nenhuma justificativa para o método por trás de sua jogada favorita.


Redação

Redação

“Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida”. – Confúcio. Foi com esse pensamento que os fundadores do Nerd Site escolheram trabalhar com o que já era uma paixão: o mundo do entretenimento nerd e geek.

Comentários