Curiosidades

A Órfã | Saiba tudo sobre o caso que inspirou o filme e a nova polêmica

O mundo é um lugar muito bizarro, e podemos provar.

  Paulo C. Góis    segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Cena do filme 'A Orfã'

A Órfã tornou-se simplesmente um clássico do suspense moderno.

O filme A Órfã estreou em 2009 e é estrelado pela então atriz mirim Isabelle Fuhrman, que dá vida a Esther, uma sociopata de 33 anos que se passa por criança e inferniza a vida da sua família adotiva – interpretada por Vera Farmiga e Peter Sarsgaard – de todas as formas possíveis.

O filme foi, por incrível que pareça, inspirado em uma história real. É ela que você vai conhecer a seguir.

Caso de 'A Orfã'

A mulher das fotos é Barbora Skrlová, da República Tcheca. Ela tinha hipopituitarismo, uma doença que afeta a produção de hormônios e fez com que mantivesse a aparência de uma criança durante toda sua vida e serviu como inspiração ao filme ‘A Órfã’ de 2009.

Sua juventude foi passada de hospital em hospital tratando sua saúde frágil – até apresentar sinais de desordem mental e ser internada em um hospital psiquiátrico. Aos 18 anos, entretanto, Skrlová conseguiu se libertar da clínica e ser adotada por uma família composta por duas irmãs e seus dois filhos. Mais do que infernizar, a mulher conseguiu manipular a mãe adotiva e virá-la contra seus próprios filhos, o que resultou em uma rotina de tortura e abuso contra os meninos.

A história só terminou quando os vizinhos notaram algo muito estranho e chamaram a polícia. Neste ponto os dois garotos já estavam em um estado deplorável, e um deles não conseguiu sobreviver. O outro, porém, teve a chance de contar sua história e inspirar o filme de 2009.

Mas uma nova situação bizarra chamou a atenção da mídia recentemente – e é essa que você vai conhecer a seguir.

Caso de 'A Orfã'

O caso da ucraniana Natalia Grace chocou a mídia.

A mãe adotiva da menina de 9 anos, Kristine Bernett, afirmou que ela era na verdade uma mulher de 22 anos com nanismo fingindo-se de criança. Bernett foi além: acusou Natalia de tentativa de homicídio – ela teria tentado jogá-la em uma cerca elétrica – e disse que sua então filha ameaçava ela e o marido de morte constantemente, fazendo com que a abandonassem e se mudassem dos Estados Unidos para o Canadá.

Nessa ocasião Natalia foi internada em uma unidade psiquiátrica, onde admitiu ser mais velha do que aparentava ser. O mais impressionante, entretanto, é que outra família decidiu adotá-la.

Caso de 'A Orfã'

Atualmente Natalia vive com sua nova família adotiva em Indiana, EUA. Os pais, Antwon e Cynthia Mans, são pastores e têm outros cinco filhos – e não relatam nenhum problema com a garota, que agora tem 16 anos.

Misteriosamente, a certidão de nascimento de Natalia Grace consta que ela veio ao mundo em 1989, não em 2003… ao perceberem isso, os Mans tentaram contato com a antiga família dela, mas não conseguiram.

Agora o enigma segue, com a nova família tentando oficializar a adoção na justiça americana.


Paulo C. Góis

Paulo C. Góis

Paulo Cesar Góis, tradutor e redator. Foi introduzido por Harry Potter no mundo nerd. Desde então devorou de Duna a Sandman, e usa a fantasia e a ficção científica para tornar o universo um pouco mais mágico.

Comentários

Relacionados