Notícias

Yalitza Aparicio, indicada ao Oscar por ‘Roma’, sofre ataques racistas de atores mexicanos

Bora torcer pra ela? O Oscar 2019 vai ao ar no domingo, dia 24 de fevereiro. Roma lidera com 10 indicações.

  Paulo C. Góis    quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

A talentosa Yalitza Aparicio, que foi indicada ao Oscar de Melhor atriz por sua incrível performance em Roma, filme de Alfonso Cuarón para a Netflix, está sofrendo diversos ataques de atores mexicanos.

Aparicio também é mexicana, o que pode causar confusão em quem está lendo, mas é isso mesmo: por conta de suas origens humildes – ela era professora de primário – e, principalmente, sua etnia indígena, a atriz tem sido ofendida por atrizes e diretores do mundo do audiovisual no México.

O ator Sergio Goyri, por exemplo, aparece em um vídeo reclamando com desprezo que “indicaram uma índia” ao Oscar. Sobre isso, Yalitza teve a dizer:

Estou orgulhosa de ser uma indígena oaxaqueña e só lamento que haja pessoas que não sabem o significado correto das palavras.

Outras atrizes também tentaram desmerecer Yalitza por sua aparência, soltando comentários debochados na imprensa. Uma delas, Yuridia Valenzela Canseco, disse ironicamente estar “contente” por alguém com “aquele tipo físico” estar concorrendo ao Oscar. Já a atriz Laura Zapata foi mais direta: “Que sorte, né? É a sorte das feias”, disse em entrevista.

Yalitza Aparicio foi simplesmente uma linda ao responder às provocações racistas e elitistas da classe cultural de seu país natal:

Eu não conhecia muito sobre cinema. Eu me afastei totalmente do cinema porque considerava que não me pertencia, que era um mundo de sonhos a que eu não podia aspirar, porque nenhuma mulher que eu via nas telas se parecia comigo.

Comentar sobre esses comentários é dar a eles maior importância. Respeito a opinião de cada um. Eu sempre me alegro com a vitória dos outros, não costumo criticar. Mas todas as opiniões são bem-vindas.

Bora torcer pra ela? O Oscar 2019 vai ao ar no domingo, dia 24 de fevereiro. Roma lidera com 10 indicações.

 


Paulo C. Góis

Paulo C. Góis

Paulo Cesar Góis, tradutor e redator. Foi introduzido por Harry Potter no mundo nerd. Desde então devorou de Duna a Sandman, e usa a fantasia e a ficção científica para tornar o universo um pouco mais mágico.

Comentários