,

Força Aérea Britânica proíbe utilização do símbolo d’O Justiceiro em suas fileiras

O SAS [Serviço Aéreo Especial] da Grã-Bretanha proibiu oficialmente a utilização da caveira d’O Justiceiro em suas fileiras, seja em uniformes ou decorando capacetes.

O motivo, segundo o portal Daily Star, seria o fato de que a caveira lembra muito um símbolo nazista utilizado durante a Segunda Guerra Mundial.

Além disso, cabe lembrar que o próprio criador do Justiceiro, o quadrinista Gerry Conway, disse que o uso do símbolo por policiais e militares é ofensivo.

Eu falei sobre isso em outras entrevistas. Para mim, é perturbador sempre que vejo figuras de autoridade abraçando a iconografia do Justiceiro, porque o Justiceiro representa uma falha do sistema judiciário. Ele supostamente deveria indicar o colapso da autoridade moral social e a realidade que algumas pessoas não podem depender de instituições como a polícia ou os militares a agir de maneira justa e capaz.

Ele conclui o pensamento destrinchando o que o personagem significa, ressaltando que ele só poderia existir em uma sociedade profundamente corrupta – e com uma admissão de falência das instituições.

O anti-herói vigilante é fundamentalmente uma crítica ao sistema judiciário, um exemplo de fracasso social, então quando os policiais colocam crânios do Justiceiro em seus carros ou membros do exército ostentam o símbolo, eles estão basicamente do lado de um inimigo do sistema. Eles estão adotando uma mentalidade fora da lei. Se você acha que o Justiceiro é justificado ou não, se você admira seu código de ética, ele é um fora-da-lei. Ele é um criminoso. A polícia não deveria abraçar um criminoso como símbolo.

De certa forma, é tão ofensivo quanto colocar uma bandeira confederada em um prédio do governo. Meu ponto de vista é que o Justiceiro é um anti-herói, alguém por quem poderíamos torcer enquanto lembramos que ele também é um criminoso e fora-da-lei. Se um oficial da lei, representando o sistema judiciário colocar o símbolo de um criminoso em seu carro de polícia, ele ou ela está fazendo uma declaração muito imprudente sobre sua compreensão da lei.

Carregando...

The Walking Dead é oficialmente renovada para a 10ª temporada

Atlanta | Terceira temporada pode ser adiada para 2020 – saiba mais!