Notícias

Audiência do Oscar sobe pela primeira vez em 5 anos e atinge 29,6 milhões de espectadores

Pantera Negra e Lady Gaga aumentaram a expectativa pela cerimônia.

  Paulo C. Góis    terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

A audiência do Oscar finalmente cresceu pela primeira vez em cinco anos após a lástima do ano anterior, que teve a mais baixa de todos os tempos.

Nos dias seguintes à vitória de Melhor Filme de ‘A Forma da Água’ em 2018, a ABC convocou uma reunião com os membros da Academia e ofereceu “sugestões” para aumentar os índices de audiência para a próxima cerimônia.

Essas sugestões incluíam a apresentação de um Oscar de Melhor Filme Popular e a entrega de certos prêmios durante o intervalo comercial. Essas mudanças foram anunciadas e depois rapidamente revertidas depois que a Academia foi duramente criticada por querer transformar uma premiação de arte em um programa caça-níquel. Mesmo sem nenhuma dessas grandes mudanças, os índices de audiência do Oscar subiram pela primeira vez em cinco anos.

A ABC informa que 29,6 milhões de telespectadores sintonizaram o Oscar, com uma pontuação de 7,7 na idade de 18 a 49 anos. Isso torna a transmissão de entretenimento mais assistida da TV em dois anos, e o primeiro aumento de audiência desde o programa da Ellen DeGeneres em 2014. O número total de espectadores também cresceu comparado aos 26,5 milhões no ano passado – o pior resultado do Oscar na história.

Então, por que as classificações aumentaram? Bem, por um lado, três dos indicados ao Melhor Filme eram bons sucessos de bilheteria. Pantera Negra (US $ 1,3 bilhão), Bohemian Rhapsody (US$ 860 milhões em todo o mundo) e Nasce Uma Estrela (US $ 424 milhões em todo o mundo) foram vistos por muitas pessoas e sem dúvida levaram a um pouco mais de interesse no Oscar do que no ano passado. Houve também a promessa de ver Bradley Cooper e Lady Gaga se apresentarem ao vivo com a música “Shallow”.

Mas também é importante notar por que as classificações caíram em primeiro lugar, e isso porque as pessoas assistem à TV de maneira muito diferente agora do que há 10 anos. A visualização ao vivo está rapidamente se tornando uma coisa do passado e, mesmo assim, o Oscar continua a terminar muito melhor nas classificações do que outros prêmios como o Grammy (19,9 milhões de telespectadores) e o Globo de Ouro (18,6 milhões de telespectadores).


Paulo C. Góis

Paulo C. Góis

Paulo Cesar Góis, tradutor e redator. Foi introduzido por Harry Potter no mundo nerd, e desde então devorou de Duna a Sandman e usa a fantasia e a ficção científica para tornar o universo um pouco mais mágico.