Cultura

Rio Matsuri | Rio recebe festival da cultura japonesa com espaço geek

O Nerd Site vai cobrir a segunda edição do Rio Matsuri no Insta da página.

  Bruno Aires    quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

No próximo fim de semana, o Rio de Janeiro vai receber a segunda edição do Rio Matsuri, festival da cultura japonesa que promete uma imersão nas tradições milenares nipônicas. O evento acontece nos dias 25, 26 e 27/01, na Barra da Tijuca. A programação conta com diversas atrações da cultura geek e pop, com animes, mangás e games, além de apresentação e concurso cosplay infantil e adulto. O Nerd Site vai estar presente no sábado (26), fazendo cobertura para o Instagram da página.

O espaço nerd do Rio Matsuri estará garantido na Akiba Square, praça voltada a jogos de cartas e de tabuleiro, tradicionais e modernos, com monitores ensinando as regras e convidando os visitantes a participar das atividades. É lá que vai acontecer o Pokémon TCG League Cup, torneio oficial, realizado pela Magic Store, que dá aos jogadores a oportunidade de pontuar para concorrer ao campeonato mundial. E para incentivar a galera a ir a caráter, uma boa notícia: os cosplayers não pagam ingresso.

Um espaço gastronômico vai socorrer os famintos, com área duas vezes maior do que a da última edição. Entre alguns dos pratos típicos que poderão ser saboreados no festival estão Takoyaki, Okonomiyaki, Lamen, Tempura de sorvete e até hambúrguer de Wagyu (hambúrguer japonês). E não faltarão os clássicos sushis e sashimis, garante a organização do evento. Para quem quiser não apenas degustar, dá para aprender culinária e drinks com membros da comunidade japonesa. A proposta é ensinar pratos fáceis e acessíveis para que todos possam fazer em casa, inclusive as crianças.

No palco principal do festival, acontecerão palestras, apresentações de música, danças folclóricas e tambores tradicionais (taiko). Uma das atrações será o músico Ricardo Cruz, único estrangeiro que integra a banda JAM Project, que canta temas de animes e seriados nipônicos. Entre as atrações internacionais está o baterista japonês Bucket Drummer Masa, conhecido por tocar techno e trance de forma 100% analógica.

A programação conta ainda com artes marciais, cerimônia do chá, exposições de mangá da Fundação Japão, exposições de objetos das províncias japonesas do Consulado Geral do Japão, bonsai, ikebana e artes plásticas, além de workshops de origami, mangá, shodô, pixel art e ikebana. Quem passar pela Arena Tatame também poderá participar de atividades interativas e, ao mesmo tempo, aprender sobre esportes japoneses, como Judô, Karatê, Kendô, Iaidô, Jodô e Aikidô.

Serviço

  • Evento: Rio Matsuri
  • Datas: 25 a 27/01/2019
  • Local: Riocentro – Pavilhão 4 – Avenida Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca.
  • Classificação etária: livre

Ingressos (crianças até 8 anos não pagam):

Lote 02

  • Inicio: 10/01 – 0h
  • Valor Inteira: R$ 25,00

Lote 03

  • Inicio: 25/01 – 0h
  • Valor Inteira: R$ 30,00

Vendas pelo site do evento: www.riomatsuri.com.br


Bruno Aires

Bruno Aires

Jornalista carioca que não gosta de futebol e de cerveja, Bruno aprendeu a ler com a Turma da Mônica e só gosta de assistir filmes e séries na ordem cronológica.

Comentários