,

“Filme está do lado certo da história”, diz Spike Lee sobre indicação de ‘Infiltrado na Klan’ ao Oscar

Spike Lee finalmente conseguiu seu lugar ao sol entre os indicados ao Oscar.

Na lista revelada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas na tarde desta terça-feira [22], Lee aparece nas duas categorias principais, indicado a Melhor Diretor e Melhor Filme por seu trabalho em Infiltrado na Klan, ou BlackKklansman.

Apesar de já ter sido indicado há quase três décadas ao prêmio de Melhor Roteiro Original por seu trabalho em Faça a Coisa Certa [1989] e ter suas produções aclamadas pela crítica, Lee já se acostumou a ser esnobado pelo prêmio – o que não é um privilégio seu, já que diretores negros curiosamente nunca eram indicados ou premiados, o que tem mudado nos últimos anos.

Em entrevista à Entertainment Weekly na última quarta-feira [23], o diretor frisou que sua indicação só foi possível devido ao momento sociopolítico que o mundo vive – e que isso sempre influenciou e influenciará nas escolhas.

Bem, sejamos honestos. Isso não teria acontecido se não fosse pela hashtag #OscarsSoWhite. O que aquela campanha fez, ela fez a Academia entender que eles precisavam diversificar os membros. Olhe para Moonlight – a diversidade dos votantes fez a diferença, então se quiser voltar para 1989, aqueles membros não estavam sentindo Faça a Coisa Certa, eles não estavam.

Mas olha, estamos aqui hoje, não em 1989, e o mundo sabe onde Faça a Coisa Certa se encaixa na História Americana, História mundial, história do cinema, então isso é garantido. Estamos aqui hoje, e eu estou muito feliz por todos aqueles que tiveram a benção de serem indicadas por um filme muito importante. E eu acho que historiadores, daqui a muitos anos, ao procurar por uma obra de arte que cristalizou a época louca pra ca*** que vivemos, eles colocarão Infiltrado na Klan no topo da lista, eu acredito nisso.

Eu também gostaria de dizer que esse filme está do lado certo da História, do lado certo.

Além de indicações a Melhor Filme e Melhor Diretor, Infiltrado na Klan também concorre a Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição e Melhor Ator Coadjuvante, com Adam Driver.

O Oscar 2019 ocorrerá na noite de 24 de fevereiro.

Carregando...

Cena de ‘Homem-Aranha no Aranhaverso’ teria Tobey Maguire, Andrew Garfield e Tom Holland

Jaspion | Série “tokusatsu” japonesa terá remake BRASILEIRO!