Notícias

Ator de ‘Roma’ tem visto negado 3 vezes pelos EUA e pode perder o Oscar

O Oscar 2019 acontece na noite de 24 de fevereiro, e Guerrero ainda não sabe se conseguirá estar presente na cerimônia.

  Paulo C. Góis    quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Roma, do diretor Alfonso Cuarón, foi aclamadíssimo pela crítica especializada e é um dos líderes de indicações ao Oscar 2019, incluindo a categoria de Melhor Filme.

Entretanto, uma das estrelas do filme pode perder a chance de participar da premiação. Jorge Antonio Guerrero, que vive Fermín – o namorado de Yalitza Aparicio no longa, atriz que concorre ao Oscar de Melhor Atriz – teve seu visto negado pelos Estados Unidos três vezes seguidas.

Guerrero afirma que o bloqueio não tem motivos e foi mantido mesmo após apresentar a carta-convite do evento. Ainda disse que foi tratado com “raiva” pela funcionária.

Eu entreguei uma carta que ninguém leu. Na segunda chance, eles pediram se eu ia para trabalho, e eu avisei que estava indo como convidado (para o Globo de Ouro). E a última tentativa foi inesquecível. A jovem moça que me atendeu parecia que até que tinha alguma raiva.

O que eu quero interpretar é que é uma questão de procedimentos. É um procedimento que quero fazer e tem sido negado pelos entrevistadores. É o que eu quero pensar, porque se encontrar uma maneira de uma consulado ler ou alguém da embaixada ver, eles podem perceber que sou uma figura artística e a mudança de cultura que está se desenhando entre as duas nações.

Jornais mexicanos já levantam a hipótese de racismo e xenofobia, principalmente considerando-se a conjuntura política anti-imigração do governo americano.

O Oscar 2019 acontece na noite de 24 de fevereiro, e Guerrero ainda não sabe se conseguirá estar presente na cerimônia.


Paulo C. Góis

Paulo C. Góis

Paulo Cesar Góis, tradutor e redator. Foi introduzido por Harry Potter no mundo nerd. Desde então devorou de Duna a Sandman, e usa a fantasia e a ficção científica para tornar o universo um pouco mais mágico.

Comentários