, ,

Responsável pelos roteiros de “Indiana Jones” e “Star Wars”, Gloria Katz morre vítima de câncer

A mente por traz de filmes como ‘Indiana Jones’ e ‘Star Wars, a roteirista Gloria Katz, morreu, aos 76 anos, no último domingo (25) em Los Angeles; no entanto, seu marido, Willard Huyck, só confirmou o falecimento nesse manhã (29) ao site ‘The Hollywood Reporter’. Katz vinha lutando contra um câncer no ovário.

Seu primeiro trabalho como roteirista foi ao lado de George Lucas e seu marido, em 1973 com o filme ‘Loucuras de Verão‘. Mas seu auge foi quando o diretor chamou o casal para arrumar alguns problemas no roteiro de ‘Star Wars IV – Uma Nova Esperança‘ que o cineasta achava crítico.

Gloria ficou responsável por arrumar todos os diálogos da princesa Leia (Carrie Fisher) e colocar mais humor ao filme.

“Fizemos com que ela fosse uma mulher no comando. Ela não aguenta nenhuma besteira de ninguém”, brincou Katz em entrevista, décadas mais tarde. “No original, ela era apenas uma mulher linda que esperava para ser salva”.

Katz faleceu no dia em que faria 49 anos de casada ao lado de Willard Huyck, com quem também escreveu os roteiros de “Indiana Jones e o Templo da Perdição” (1984), “Howard, o Super-Herói” (1986) e “Assassinatos na Rádio WBN” (1994), sendo esse o seu último roteiro.

Nos anos seguintes ela ficou responsável por criar o museu do cinema em parceria com a Academia de Cinema de Los Angeles (mais conhecido como Oscar).

Escrito por Vitor Cayres

Criador, 25 anos, formado em Publicidade e Propaganda, paulista e, enquanto não consegue ir para Marte, acredita que um dia teremos respostas sobre as origens dos Aliens.

Carregando...

‘Green Book – O Guia’, com Viggo Mortensen e Mahershala Ali ganha trailer – confira!

Margot Robbie quer romance explícito entre Arlequina e Hera Venenosa nos filmes da DC