,

Os 10 melhores musicais dos anos 2000

Filmes como A Noviça Rebelde, Grease ou Cantando na Chuva – para ser ainda mais clássico – são exemplos de grandes referências musicais da sétima arte. Mas há muitos sucessos mais recentes que o Nerd Site aposta que serão clássicos do futuro e que a gente enumera aqui. Separamos os 10 melhores, a maior parte inspirada em sucessos da Broadway, mas há também boas referências da literatura ou criações originais para o cinema. A geração anos 2000 tem bons nomes para se orgulhar, concorda?

Confira:

10º – High School Musical 3

O fenômeno adolescente é originário do Disney Channel e nasceu como uma nova leitura de Grease para a TV. Mas a produção bancou uma história original e o resultado pode ser conferido em CDs, DVDs, revistas, pôsteres e uma infinidade de produtos inspirados na trama de Troy e Gabriella. Tanto que a franquia ganhou status de gente grande e teve seu último episódio contado nos cinemas, com direito a elogios da crítica e a participação dos protagonistas Zac Efron e Vanessa Hudgens na cerimônia do Oscar. Can I Have This Dance é uma das canções mais belas e famosas do longa.

9º – Encantada

O conto de fadas moderno da Disney foi uma grata surpresa para quem esperava mais do mesmo e um rumo tradicional para a ingênua quase princesa Giselle. Amy Adams convence como a doce figura saída do mundo dos desenhos para a corrida Nova York e ainda solta a voz em músicas divertidas. Os números musicais do filme são bem executados e a canção principal, That’s How You Know, concorreu ao Oscar.

8º – Mamma Mia!

Inspirada nas músicas do Abba, a popular história de Donna e a busca de sua filha pelo pai foi um verdadeiro sucesso em 2008. O filme arrecadou mais de 600 milhões de dólares em bilheteria e foi representado por Amanda Seyfried e Dominic Cooper em um número musical do Oscar. A continuação está confirmada para este ano e já levanta teorias mil sobre o destino da personagem de Meryl Streep, protagonista do primeiro filme.

7º – Dreamgirls – Em busca de um sonho

A junção de figuras como Beyoncé, Eddie Murphy, Jamie Foxx e Jennifer Hudson no mesmo filme já dá o que falar. Murphy e Hudson ganharam Oscars e Globos de Ouro de atores coadjuvantes pelas performances, inclusive. Na história de Bill Condon, o filme, que saiu de um musical da Broadway, mostra três garotas negras que se tornam backing vocals e veem suas vidas mudarem com a fama. Listen é a música mais conhecida

6º – Chicago

Ganhador de 6 Oscars, entre eles o de Melhor Filme, o longa também tem sua origem nos palcos e explora tramas de assassinato na era do jazz. O filme é brilhantemente estrelado por Renée Zellweger, Catherine Zeta-Jones e Richard Gere. A direção é de Rob Marshall e traz três das performances mais emblemáticas e lembradas do cinema, das canções Cell Block Tango, All That Jazz e da dobradinha Nowadays/Hot Honey Rag.

5º – Hairspray

Pense num filme que empodera negros e gordos, que dita que não só você deve se orgulhar de quem como você é, como deve ocupar os espaços disponíveis na sociedade e mídia. Centrado na Baltimore da década de 1960, quando o laquê era a sensação, o filme conta a história de Tracy, uma menina gordinha e cheia de gingado que é doida para dançar com os garotos mais populares em um programa de TV.  A participação da moça serve de apoio para os negros lutarem pelo fim da segregação racial. You Can’t Stop The Beat é a canção mais popular mundo afora.

4º – La La Land

Esse musical não-linear e criativo de Damien Chazelle aborda histórias de amor e sonho da cidade de Los Angeles. O longa rendeu bastante burburinho, prêmios e elogios em 2016 – além de uma gafe da equipe do Oscar. Emma Stone e Ryan Gosling mandam muito bem na sintonia e nas canções. City Of Stars e Another Day Of Sun são as mais executadas da internet, reinterpretadas em diversos covers do YouTube.

3º – Rent – Os boêmios

A repercussão desse filme no Brasil não faz jus a sua glória e à importância de sua representatividade lá fora. Rent transportou dos palcos para a tela a história de amigos boêmios que só tem o amor para dividir, em meio a uma América de aids e sérias dificuldades para se pagar o aluguel. A direção é do eclético Chris Columbus e o filme traz na linha de frente estrelas como Rosario Dawson e Idina Menzel. As músicas Take Me Or Leave Me, Seasons Of Love e Out Tonight são populares fora do filme, as duas primeiras foram até regravadas pela turma de Glee.

2º – Moulin Rouge – Amor em vermelho

Abrir o século com uma pérola como essa é uma sorte e tanto. O longa de Baz Luhrmann faz a linha ame-o ou deixe-o, por sua direção de viés cômico, não-linear e seus cortes criativos. Nicole Kidman simplesmente brilha com sua Satine, cortesã mais desejada do cabaré Moulin Rouge, e faz de todos nós profundos entendedores do drama do personagem de Ewan McGregor. Para completar, a trilha é embalada por sucessos como Your Song, de Elton John, além da super popular Lady Marmalade.

1º – Os Miseráveis

Filme que já nasceu clássico, por se basear na obra de Victor Hugo e pela maestria de seu desenvolvimento enquanto longa, Os Miseráveis é uma ode ao bom gosto. Levou às lágrimas público e crítica e apresentou aos novos cinéfilos canções já consagradas nos palcos de todo o mundo, como I Dreamed A Dream e On My Own. O filme é praticamente todo cantado, o que desafia os menos íntimos dos musicais, mas presenteia o público com um enredo majestoso e atuações brilhantes. O filme é dono de um dos finais mais emocionantes já assistidos na telona.

Bônus: Remakes

Os filmes A Bela e A Fera e Annie mereciam estar nessa lista tanto quanto os outros, mas como são remakes exatos de filmes musicais (Os Miseráveis, por exemplo, ganhou leitura musical inédita nas telonas) optamos por deixá-los de fora para dar espaço a outros de igual qualidade. Mas é inegável que a versão moderninha da história da órfã foi um presente e tanto e que a versão live action do clássico Disney foi um sucesso estrondoso. Beuty and the Beast dispensa apresentações e Annie tem entre suas canções famosas Tomorrow e It’s A Hard-Knock Life.

Escrito por Bruno Aires

Jornalista carioca que não gosta de futebol e de cerveja, Bruno aprendeu a ler com a Turma da Mônica e só gosta de assistir filmes e séries na ordem cronológica.

Carregando...

RADAR NERD – Edição nº 1 | #VarinhasEmPunho, Caçando Dinossauros, Will Vem ai…

Chilli Beans vai lançar coleção de óculos inspirado no universo de Harry Potter