,

Dan Goldman estará na CCXP 2017 para lançar Imobiliária Sobrenatural no Brasil

O artista norte-americano Dan Goldman estará na quarta edição da CCXP, que acontece de 7 a 10 de dezembro no São Paulo Expo, em apresentações especiais e encontros com os fãs nos estandes da Saraiva e da Comix, atividades que terão sua programação completa divulgada em breve.

O quadrinista vem ao país a convite da Plot! Editorial, selo da Astral Cultural, para o lançamento nacional de Imobiliária Sobrenatural, obra que começou a ser produzida em 2009, quando o artista veio morar em São Paulo com sua esposa. Red Light Properties (título original em inglês da série) já vinha sendo escrita em segredo por anos, até ser hospedada pela editora americana de ficção científica Tor.com em seu próprio site e depois na Comixology, onde as obras foram lançadas pela editora IDW em 2014.

O quadrinista, produtor e escritor norte-americano começou na carreira criativa publicando suas próprias HQs. Depois, cofundou o ACT-I-VATE, um laboratório de quadrinhos online. Com a – ainda inacabada – série Kelly, passou a cocriar a HQ distópica Shooting War sobre um jornalista em uma guerra do Iraque infinita, o que lhe rendeu uma indicação ao Prêmio Eisner, o Oscar dos quadrinhos.

Ainda na vertente política, Dan trabalhou na graphic novel 08: A Graphic Diary of the Campaign Trail com o jornalista Michael Crowley, que cobriu as eleições americanas. Tornando a obra um quadrinho em tempo real e de não-ficção, trabalho que esteve em prateleiras de lojas especializadas na semana de posse do presidente americano Barack Obama. Goldman também contribui frequentemente com retratos políticos para a coluna semanal da New York Magazine.

Na época, Dan voltou para Nova York para trabalhar em Priya’s Shakti, uma série de quadrinhos de realidade aumentada protagonizada por uma indiana sobrevivente de estupro como sua heroína, que logo se tornou uma sensação internacional instantânea e ainda é exibida em festivais em todo o mundo. Em 2015, a protagonista foi nomeada campeã da igualdade de gênero da UN Women, a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres na ONU.

Viajando extensivamente para a Índia ao longo desses livros, o quadrinista despertou a possibilidade de contar histórias como ferramentas para o ativismo, alinhando-se com parceiros de ONGs. Depois que Imobiliária Sobrenatural foi sondada para a televisão, Goldman se mudou para Los Angeles, onde fundou o Kinjin, um estúdio narrativo para contar histórias para o bem social. Atualmente, Dan Goldman está trabalhando em projetos transmídia, desenvolvendo trabalhos para cinema, TV, realidade aumentada, mídia digital e videogames.

“Dan Goldman vê o mundo com uma sensibilidade ímpar, e acho que é isso que faz uma história sobre um sujeito que enxerga a realidade ‘do outro lado da membrana’ soar tão humana. Mesmo com todos os exorcismos e viagens psicodélicas, Imobiliária Sobrenatural consegue ser um drama familiar, com muita ironia, descasos e aflições. É com muito orgulho que a Plot! lança o Goldman como nosso primeiro autor internacional”, comenta Felipe Castilho, editor da Plot! Editorial.

Escrito por Vitor Cayres

Criador, 25 anos, formado em Publicidade e Propaganda, paulista e, enquanto não consegue ir para Marte, acredita que um dia teremos respostas sobre as origens dos Aliens.

Carregando...

CCXP 2017 confirma a presença de Rafael Albuquerque

Star Wars: Os Últimos Jedi ganha vídeo especial com cenas inéditas – confira!