,

10 filmes nostálgicos para entrar no clima do Halloween

Se você não faz parte da tribo que levanta a bandeira do “Halloween é o cacete”, vale maratonar nossa lista para driblar a expectativa até o próximo dia 31. O nada brasileiro – mas sempre pop – Dia das Bruxas é celebrado na próxima terça-feira e o Nerd Site não poderia deixar essa data passar sem uma boa dose de nostalgia.

Role a página e mate a saudade daqueles filmes que fizeram nossa alegria nas tardes de TV aberta.

 

Abracadabra (Hocus Pocus, 1993)

As irmãs Sanderson voltam da morte após 300 anos, depois que um virgem de 17 anos acende a vela de chama negra na noite do Dia das Bruxas. Quem resiste ao trio divertidíssimo encabeçado pela ótima Bette Midler? O filme de Kenny Ortega foi um acerto só, das tiradas das bruxas no mundo moderno à versão marcante de I Put A Speel On You, passando pelo voo lírico de Sarah Jessica Parker pela cidade de Salém.

 

A Dama de Branco (Lady in White, 1988)

Os anos 80 e início dos anos 90 foram tão descolados, que esse filme de trama macabra já foi exibido nas tardes do SBT. Quem assistiu Cinema Em Casa deve lembrar da história do pequeno Frankie, que é trancado no vestiário da escola no Dia das Bruxas e vê o espírito de uma garotinha que havia sido morta ali há anos. Espero que tenha na Netflix.

 

O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas, 1993)

Presente em 11 de cada 10 listas de Halloween (e de Natal), a história de Jack Esqueleto merece o sucesso que tem. Todo produzido em animação stop motion, o longa de Henry Selick e Tim Burton se passa na Cidade do Halloween. Algo vai mal quando Jack cansa da mesmice e descobre a Cidade do Natal, mesclando as duas festas. Além da ótima narrativa, os hits do filme fizeram tanto sucesso que ganharam releitura de artistas como Amy Lee e Marilyn Manson.

 

Convenção das Bruxas (The Witches, 1990)

Dirigido por Nicolas Roeg, é mais um clássico da Sessão da Tarde com algumas cenas pra lá de marcantes, como a transformação de um menininho em rato por uma malvada Anjelica Huston, na frente de um bando de bruxas. Na história, as feiticeiras se reúnem para pôr em prática um plano terrível contra as crianças. O longa é baseado em um livro de Roald Dahl, mesmo autor de Matilda.

 

O Feitiço das Gêmeas (Double, Double, Toil and Trouble, 1993)

Ashley e Mary-Kate Olsen ainda eram criancinhas quando protagonizaram esse filme pipoca de Halloween. Quem não lembra da história das duas bruxinhas que precisavam sacudir a varinha de condão para livrar a tia de um feitiço terrível? As gêmeas mandavam bem nos trabalhos, não à toa emendavam um no outro e encheram o cofrinho.

 

O Mestre dos Brinquedos (Puppet Master, 1989)

Esse clássico fez muito sucesso entre os meninos e tem lugar cativo na memória do autor da lista. Brinquedos inanimados – e macabros – ganhavam vida graças ao poder de seu mestre paranormal. Dava frio na espinha a aparência de alguns desses “amiguinhos” da criançada. A vibe era uma mistura de Chuck com Flubber, difícil explicar.

 

Elvira, A Rainha Das Trevas (Elvira, Mistress of the Dark, 1988)

Musa dos adolescentes da década de 80, Elvira só mereceria a fogueira se excesso de sensualidade fosse crime. Obra dos moradores de sua cidade, é claro, que não compreendiam seu jeito gótico-descolado. Mas nem só da beleza e do carisma da então jovem Cassandra Peterson que Elvira fez sua fama. O filme da bruxa é um ícone pop, cultuado por milhares de fãs ao redor do mundo.

 

Gremlins (1984)

Outro super clássico, que fez muito sucesso e andou esquecido pela cultura pop. O filme mostra o que os adoráveis monstrinhos são capazes de fazer quando expostos à luz ou quando tomam um banho. O diretor é Joe Dante, que também comandou a sequência. Aquele brinquedo Furby é um parente distante.

 

Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice, 1988)

Nada de chamar Beetlejuice três vezes. O divertido filme de Tim Burton também figura em diversas listas do tipo e é fenômeno cult. Na história, um jovem casal morto em um acidente tenta espantar os moradores de sua antiga casa, sem sucesso. Eles acabam contratando o fantasma completamente surtado que dá título ao filme, brilhantemente interpretado por Michael Keaton. Uma fileira de ótimas insanidades.

 

Halloweentown (1998)

A Cidade do Halloween é um filme do Disney Channel de 1998, clássico de uma era, digamos, mais recente da Sessão da Tarde. No seu aniversário de 13 anos, uma jovem bruxa descobre sua origem e vai ter que lutar para salvar a fantástica Halloweentown. Sessão pipoca, mas faz palpitar os corações de alguns jovens adultos.

Escrito por Bruno Aires

Jornalista carioca que não gosta de futebol e de cerveja, Bruno aprendeu a ler com a Turma da Mônica e só gosta de assistir filmes e séries na ordem cronológica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...

Aquela Festa de Halloween Que Você Respeita: Player Party!

Ubisoft revela novo trailer de Far Cry 5 focado no modo co-op