Críticas

Crítica | Disney acerta em Moana – Um Mar de Aventuras e traz uma princesa que não é princesa

Moana – Um Mar de Aventuras é um daqueles filmes que encanta tanto as crianças, quanto aos pais e adolescentes.

  Vitor Cayres    segunda-feira, 05 de dezembro de 2016

No início da última semana tivemos a oportunidade de assistir o mais novo filme de animação da Disney, Moana – Um Mar de Aventuras, que estreia nos cinemas brasileiros no dia 05 de janeiro de 2017.

Moana é uma jovem aventureira, destemida e que ainda tem o mar como seu amigo. Diferentemente de outras personagens da Disney, ela não precisa ser salva, aqui ela é a salvadora (assim como em Frozen e Valente). Ela embarca em uma aventura atrás do semideus Maui e tenta convencê-lo a ajudá-la a salvar seu povoado.

moana1Maui, é um tanto egocêntrico, que ao lado de suas tatuagens são um espetáculo à parte, ele dá equilíbrio à obra, sempre tentando se livrar da moça que tem como companheiro de viagem o galo Heihei, que é muito no sense sendo o ponto cômico do filme.

A nova princesa da Disney, que durante todo o filme deixa claro que não é princesa e sim filha do chefe, se iguala a nova onda de mulheres fortes e que não precisam de um homem como seu alicerce ou que a guie em uma linda história de amor, que a Disney vem apresentando. Assim como Elza, Moana é forte, independente, tem atitude própria e não está nem ai para o que um homem tem a lhe dizer.

Ao lado de Moana, toda a história e elementos da trama, personagens e até mesmo o porquinho e o galo Heihei é uma beleza a parte. Nesse novo filme a Disney traz uma cultura nova ao público e apresenta de forma brilhante e maravilhosa.

moana3Também não podemos deixar de lado as músicas inéditas apresentadas durante o filme. Tanto a versão original, quanto as versões dubladas em português são maravilhosas, e são ainda melhores que as de Frozen – Uma Aventura Congelante.

Diferente da última musica que colou igual chiclete e não sai da boca de ninguém, Let it Go; em Moana a música We Know the Way (Encontrar Um Lar, em português) é ainda mais bonita e com certeza receberá indicação ao Oscar de Melhor Canção Original.

O 3D também é bem presente no filme, e em algumas cenas é um elemento a mais para que o filme se torne ainda mais bonito e traga todo a beleza da história e ajuda a construir o novo universo liderado por Moana.

moana2Moana – Um Mar de Aventuras mostra que a Disney é capaz de contar novas histórias, que está se adaptando ao novo mundo e trazendo histórias de princesas reais e focando na real força que as mulheres tanto procuram.

O longa é um daqueles filmes que encanta tanto as crianças – seu público alvo -, mas também seus pais e adolescentes. O ingresso aqui é bem gasto e você sai da sala querendo morar naquela ilha, provida de um mar azul, cocos e campos verdes.

Vale também lembrar, que, assim como nos outros filmes da Disney, esse também contém um curta antes da exibição do filme. Porém, dessa vez, temos um elemento novo, já que a direção é responsável pelo brasileiro Leonardo Matsuda.

A história do curta intitulado Cabeça ou Coração consegue tirar boas risadas de qualquer um sem utilizar quase nenhuma palavra. Vale a pena chegar um pouco antes na sala de cinema.

coracao-cabeca