,

Novidade da Google vai checar se notícia é verdadeira ou falsa

“Navegantes” que costumam acessar o Google Notícias irão ganhar um auxilio de peso na luta contra sites que tem o hábito de publicar notícias “fakes”. O Google passará a sinalizar notícias com informações factuais corretas por meio do “Fact Check”.

O mecanismo funcionará por meio de uma tag que criadores de conteúdo poderão aplicar às informações que liberam na Internet. Segundo a empresa, haverá o monitoramento do uso do recurso para garantir que fontes falsas de informação não utilizem o “fact check” para enganar o leitor.

8273-15513-google-newsSites que trabalham realmente de forma correta, publicando informações verdadeiras podem assinar suas notícias com o novo recurso, porém é preciso que a publicação siga alguns critérios determinados, disponíveis nas páginas de suporte do Google. Para que uma fonte de notícias tenha direito a usar o “fact check” é preciso atender a esses critérios e passar pelo crivo do Google.

Infelizmente o recurso ainda não tem previsão de chegar no Brasil, funcionando apenas no Reino Unido e Estados Unidos, que ao acessarem o Google notícias já visualizam a sinalização sobre os fatos de cada notícia.

Nas listas de categorias disponíveis no Google News, é possível identifica-las como notícias quentes do momento, perto de onde o leitor está e etc.

Interessante não?

 

Fonte: TechTudo

Escrito por Vitor Cayres

Criador, 25 anos, formado em Publicidade e Propaganda, paulista e, enquanto não consegue ir para Marte, acredita que um dia teremos respostas sobre as origens dos Aliens.

Carregando...

Jason Segel disse estar disposto a fazer uma reunião de How I Met Your Mother!

Mulher-Maravilha | Novo trailer internacional traz cenas inéditas