13 Reasons Why | Netflix ganha processo envolvendo a série

Justiça dos Estados Unidos toma decisão a favor do serviço de streaming.

13 Reasons Why
Reprodução/Internet

A Netflix ganhou o processo na justiça por conta da série “13 Reasons Why”. O norte-americano John Herndon processou o serviço de streaming, culpando a série como gatilho para o suicídio de sua filha de 15 anos, Bella Herndon. Conforme o New York Post, a juíza nos Estados Unidos decidiu a favor da plataforma.

Veja também!

A família Herndon disse que a filha assistiu a primeira temporada da série e os episódios serviram de gatilho para que ela se matasse. No documento enviado para as autoridades dos Estados Unidos, o pai revela: [ela} morreu como um resultado de atos tortuosos e omissões da Netflix que causaram, ou ao menos contribuíram substancialmente”.

A juíza federal Yvonne Gonzalez Rogers deu o veredito e disse que a Netflix não pode ser responsabilizada legalmente pelos os títulos do catálogo. Na época em que a série foi lançada, as cenas fortes e o contexto com altos índices de gatilho levaram o público a se questionar se seriam saudáveis para assistir livremente.

A trama conta os motivos para a adolescente Hannah Baker ter se suicidado. Além de mostrar detalhadamente as razões, há uma cena com a morte explícita da garota. Pela polêmica que gerou, essa cena foi deletada por ser considerada muito pesada. No entanto, mesmo com toda a polêmica, a série foi renovada e já contém 4 temporadas disponíveis na plataforma.

O caso de Bella Herndon não foi isolado, Priscilla Chui com apenas 15 anos também se suicidou após assistir a série em 2017. Além disso, o Instituto Nacional de Saúde Mental nos Estados Unidos analisou o período em que a primeira temporada foi lançada e resultou que os casos de suicídio entre crianças e adolescentes aumentou 28,9%.

Isabella Rocha
Isabella Rocha Redatora, produtora de conteúdo, uma garota que ama séries, filmes, livros e música e fala muito sobre histórias. A minha história está lá no Instagram (@bellaisarocha)!