O ator e dublador Telmo Perle Münch, morreu aos 93 anos, nesta segunda-feira (09). Avelar lutava já a alguns anos contra um câncer no pulmão.

Telmo de Avelar, como era mais conhecido, estava afastado dos palcos e da dublagem e morava há um ano no Retiro dos Artistas, sempre com a família por perto. Ele foi a voz oficial do Pateta no Brasil nos anos 60, 70 e 80 e também dublou Ludovico Von Pato nos desenhos da Disney.

585_ud2tOutros personagens de Telmo em mais de 50 anos de carreira na dublagem foram o Sr. Olivaras (John Hurt) em “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (2001), Sr. Wing (Keye Luke) em “Os Gremlins” (1984), Padre Gionetti (David Bradley) em “Exorcista: o Início” (2004) e Chef Louis em “A Pequena Sereia” (1989).

Também é de Telmo a versão brasileira de “Heigh-Ho”, música cantada pelos sete anões na animação “Branca de Neve” (1937): “Eu vou, eu vou, para casa agora eu vou…”.

“Era uma pessoa muito talentosa e amava o que fazia. Cresci vendo ele compondo as músicas. Traduzia os filmes e se preocupava com as falas em português para não ficar apenas uma tradução, fazia com qualidade”, relembra Isabela, filha única do ator.

Comentários

Comentários